Acompanhe nosso trabalho no Instagram
Profa. Dra. Caroline Argenta Pescador
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (2001), mestrado (2005) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) com complemento na University of Nebraska - Lincoln, EUA. Atualmente é professora titular da disciplina de Patologia Veterinária Especial da Universidade Federal de Mato Grosso. Apresenta interesse na área de patologia reprodutiva animal, relacionado principalmente ao diagnóstico de causas infecciosas de perdas gestacionais em animais de produção.
Prof. Dr. Marcos Almeida Souza
Possui graduação em Medicina Veterinária (UFMT), Mestrado em Sanidade Animal (UFG) e Doutorado em Sanidade Animal (UFMT). Professor de Patologia Veterinária e Sanidade Animal (FAVET-UFMT). Apresenta interesse em métodos de análise quantitativa em estudos morfológicos e patológicos de doenças em animais domésticos e silvestres com ou sem interação com ser humano dentro de fundamentos One Health.
Prof. Dr. Edson Moleta Colodel
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1996), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anatomia Patologia Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: calcinose enzoótica, patologia veterinária, patologia de bovinos doenças neurológicas de bovinos e plantas tóxicas de interesse pecuário.
Prof. Dr. Fernando Henrique Furlan Gouvêa
Possui Pós-doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande (2015), Doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande (2014), mestrado em Ciência Animal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007) e graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005). Implantou e coordenou o Laboratório de Patologia Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Sinop até 2014. Atualmente é professor de Patologia Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá. É o atual Presidente do Colégio Brasileiro de Patologia Animal, Presidente eleito da Associação Brasileira de Patologia Veterinária (Gestão 2024-2026) e Editor executivo da revista Pesquisa Veterinária Brasileira. Tem experiência na área de patologia veterinária atuando principalmente nos seguintes temas: Doenças causadas por plantas tóxicas, Doenças de animais de produção, Neoplasias em Animais domésticos.
Prof. Dr. Emílio Cesar Martins Pereira
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e Mestre em Medicina Veterinária na Área de Reprodução Animal pela Universidade Federal de Viçosa (2011) e doutor em Biotecnologia Animal pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Botucatu) (2015). Atualmente exerce o cargo de professor adjunto na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Reprodução Animal e Obstetrícia Veterinária atuando principalmente nos seguintes temas: manejo reprodutivo, patologias da reprodução, Biotécnicas da reprodução de bovinos e bubalinos. Atualmente coordena o Núcleo de Extensão e Pesquisa em Reprodução Animal (NEPRO), LAEB (Grupo de estudos em ruminantes) e o Setor de Bovinocultura de Leite da Fazenda Experimental da Faculdade de Agronomia e Zootecnia da UFMT.
João Paulo da Silva Cavasani, Carlos Alberto Chaves Velásquez, Gabriela Camillo, Nataliê Ecker, Gabriela Bichara, Bruna Souza Serrano, Larissa Sabino Pinho Moura, Mairim Camargo da Silva Souza Machado, Wuglenya Daislla Martins da Silva e Ícaro Guilherme dos Santos.
Alunos Colaboradores
Alunos de graduação, pós-graduação e residentes em Patologia Veterinária que integram nosso laboratório são parte essencial da equipe. Com dedicação, entusiasmo e comprometimento, esses futuros profissionais contribuem ativamente para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, práticas e científicas conduzidas em nosso ambiente de pesquisa e extensão.
Seja no apoio às rotinas laboratoriais, na execução de projetos ou no aprofundamento dos estudos, cada um deles desempenha um papel valioso na construção do conhecimento e no fortalecimento da Medicina Veterinária. Sua atuação representa não apenas um suporte técnico, mas também a energia renovadora que impulsiona a inovação e a excelência nas nossas atividades.
A todos os nossos alunos, nosso reconhecimento e agradecimento!
Naiani Domingos Gasparetto
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso, Mestrado e Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Mato Grosso, área de concentração: Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Domésticos e Silvestres. Atuou como médica veterinária no Centro de Controle de Zoonoses do município de Várzea Grande-MT e como médica veterinária no Biotério Central da Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente atua como médica veterinária nos setores de Clínica Médica de Pequenos Animais e no Laboratório de Patologia Veterinária do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso.
João Guilherme Leite Nogueira Gaeti
Orientado Doutorado
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Brasília (2005), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014), na área de Patologia Veterinária, sendo o titulo da dissertação: "Vulvovaginite pustular por Ureaplasma diversum em fêmeas bovinas de corte do Vale do Guaporé, Mato Grosso" Orientadora: Caroline Argenta Pescador.
Atualmente (2023-2027) realiza doutorado na área de Patologia Veterinária, sendo supervisionado pela mesma orientadora. O titulo do projeto de doutorado é “Enfermidades Reprodutivas em bovinos de Corte e Leite no Estado de Mato Grosso: aspectos epidemiológicos, econômicos e de diagnóstico de rebanho”.
Letícia Perri Almeida Luciano
Orientanda Mestrado
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, campus Cuiabá (2019).
Atualmente mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Mato Grosso (2025-2027), na área de Patologia Veterinária, sendo o titulo da dissertação: Caracterização histopatológica, molecular e imunohistoquímica de fetos bovinos abortados por Herpesvírus Bovino tipo I (BoAHV-1). Orientadora: Caroline Argenta Pescador.
Katiane dos Santos Hofmeister
Orientanda Mestrado
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Federal de Mato Grosso (2008). Concluiu o mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Mato Grosso (2024), na área de Patologia Veterinária, sendo o titulo da dissertação: Prevalência e comparação de teste diagnóstico para Neospora caninum em fetos bovinos abortados submetidos ao Laboratório de Patologia Veterinária (UFMT). Orientadora: Caroline Argenta Pescador.