Acompanhe nosso trabalho no Instagram
Anatomia Patológica
Realizamos necropsia e exames microscópicos de fetos abortados e natimortos de animais de produção, com o intuito de diagnosticar a causa da perda reprodutiva.
Feto bovino, 5 meses de idade gestacional.
Encéfalo de feto bovino. Encefalite não supurativa focal acentuada.
Exame Imunohistoquímico
Realizamos a técnica de imunohistoquímica em amostras de tecidos provenientes de biópsia ou necropsia de fetos abortados ou natimortos, como método complementar ao exame anatomopatológico. Para o diagnóstico das perdas reprodutivas, aplicamos um painel de anticorpos específicos para Neospora caninum, Vírus da Diarreia Viral Bovina (BVDV) e Herpesvírus Bovino tipo 1 (BoHV-1).
Imunoistoquímica positiva para Neospora caninum. Grupo de taquizoítos corados em marrom no músculo esquelético de um feto bovino.
Imunohistoquímica positiva para BoHV-1 em pulmão de feto bovino.
Exames Sorológicos
Realizamos através da coleta de sangue de fêmeas bovinas com histórico de perda reprodutiva testes de ELISA para Vírus da Diarreia Viral Bovina (BVDV), Neospora caninum e Herpes Bovino tipo 1 (BoHV-1).
Máquina da Thermo Fisher para realização de lavagem das placas de Elisa.
Exame sorológico de Elisa para BoHV-1.
Testes ELISA, Rotavírus, Coronavírus e E. coli em Bezerros
Realizamos a detecção de agentes entéricos em bezerros com sinais clínicos de diarreia, através da análise de amostras fecais utilizando o teste de ELISA.
Este exame permite identificar a presença de antígenos dos principais patógenos envolvidos em quadros de diarreia neonatal, como Rotavírus, Coronavírus bovino e Escherichia coli (E. coli), auxiliando no diagnóstico preciso e no direcionamento de medidas de controle e prevenção.
Exame sorológico de Elisa para Rotavírus bovino. Observe marcação positiva em azul.
Coleta de fezes da ampola retal de um bezerro em tubo falcon de 50ml.